Este é segredo para quem é ouvido e valorizada no trabalho!
Por Joana Patino — 01 de Maio de 2023
Você deseja desempenhar bons papéis dentro da organização onde trabalha, tem boas ideias, mas sente que não é ouvida e, muito menos valorizada?
Para sermos ouvidas dentro da empresa, precisamos levar em consideração as muitas variáveis que estão em jogo. Inclusive, se a empresa está disposta a ouvir o seu time e evoluir.
Mas, obviamente, temos a nossa responsabilidade de tentar nos fazer ouvir. Isso é uma obrigação de toda profissional que pretende exercer o seu propósito e construir uma carreira edificante.
Então, sob a luz do que nos compete, vou te dizer o que eu sempre fiz para ser ouvida nas empresas por onde passei.
E olha que funcionou! Sempre senti que tive liberdade intelectual, e acredite, eu não tive sorte, foi posicionamento.
- ESCUTE ATIVAMENTE PRIMEIRO
Antes de ser ouvida, é importante ouvir a “dor” da empresa, saber o que de fato ela precisa para se desenvolver, quais são os seus gaps e potencialidades.
A nossa fala precisa estar balizada no que a empresa de fato precisa, não no que achamos que ela precisa, "só porque sim"!
2. TRANSFORME A SUA IDEIA EM UM PROJETO
A sua ideia pode ser excelente!
Mas você decidiu apresentar para o seu líder no momento do cafezinho, ou soltou ela em meio a uma reunião. A tendência de que ela não será considerada é altíssima.
Marque uma hora com a sua liderança, tenha um um projeto em mãos. Para isso, planeje a ação e preveja os resultados. Preferencialmente, evidenciando os ganhos da ação proposta.
É o famoso “Retorno do Investimento”.
3. USE O PRIMEIRO SIM PARA AGIR COM TODA A SUA GARRA
Agora que a sua proposta foi aceita, comemore e foco na AÇÃO.
Precisamos entregar o que prometemos, com persistência e consistência.
Para ser ouvida no nosso ambiente de trabalho, não basta ter boas ideias.
É importante saber vender a sua ideia, apresentando-a de forma organizada e com foco nos resultados que o projeto pode gerar para a organização.
Qualquer semelhança com o papel do empreendedor não é mera coincidência! Afinal, todas nós, CLT ou não, e independente do ramo em que atuamos, somos empreendedoras da nossa própria carreira.
Que tal compartilhar conosco a sua estratégia para ser ouvida no trabalho?
Photo by Ketut Subiyanto in Pexels.com
Mais posts por Joana Patino
Mentora de Projeto de Vida e Carreira, Educadora e Palestrante no Brasil e em Portugal.
Hoje empreendedora do Conhecimento e nômade digital, tenho uma trajetória de mais de 10 anos de experiência na área de desenvolvimento humano, atuando como gestora de pessoas, consultora de planejamento e gestão e docente universitária.
Tenho como força de assinatura o amor pela aprendizagem, o que me fez acumular os títulos: Mestre em Psicologia, Especialista em Psicologia Positiva pela PUC/RS e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV/RJ.
A minha missão? Ajudar profissionais como você a transformarem a relação com o trabalho, com ganhos para a produtividade e para a felicidade autêntica.